No Jornal do Estado e no Portal http://www.bemparaná.com.br/
Por Fábio Aguayo - fabioaguayo@hotmail.com
O Advogado Clovis Augusto Veiga da Costa que de forma brilhante vem orientando e prestando informações valiosas a candidatos e partidos de todo o Brasil, através do blog http://nopalanque.blogspot.com (foto: Divulgação)
A VERDADE CONVINIENTE
A eleição de 2010 estamos observando que os blogs e sites pessoais estão vestindo a camisa descaradamente e com toda a legitimidade.Hipócrita aquele que condena, pois afinal é pessoal e “mantido as duras custas” e funciona que nem canal e programa de televisão, Lê e Vê quem quer, mas ingênuo ainda aquele que pensa que influenciará os eleitores, pelo contrário cria ojeriza e serve para encher o bolso do homem da janela, na capital e no interior e na esfera federal. Sabemos bem quem defende suas bandeiras, seja por questões ideológicas ou pelo prazer de receber um bom dinheiro, mas tenha certeza a credibilidade não existe. Esperto é aquele que pratica a imparcialidade, pois esse jamais terá prazo de validade.
A eleição de 2010 estamos observando que os blogs e sites pessoais estão vestindo a camisa descaradamente e com toda a legitimidade.Hipócrita aquele que condena, pois afinal é pessoal e “mantido as duras custas” e funciona que nem canal e programa de televisão, Lê e Vê quem quer, mas ingênuo ainda aquele que pensa que influenciará os eleitores, pelo contrário cria ojeriza e serve para encher o bolso do homem da janela, na capital e no interior e na esfera federal. Sabemos bem quem defende suas bandeiras, seja por questões ideológicas ou pelo prazer de receber um bom dinheiro, mas tenha certeza a credibilidade não existe. Esperto é aquele que pratica a imparcialidade, pois esse jamais terá prazo de validade.
Nanicos estão perdendo a chance
O formato da eleição eletrônica aonde a influência da internet é relevante e em minha opinião às vezes mais que a própria televisão, mas que os resultados aparecem somente em grandes centros. O grande líder Barack Obama provou desse gosto, infelizmente nossa realidade é bem diferente da americana, aqui a maioria é meio juvenil no assunto. O Horário gratuito da TV prova o que falo, já que um vídeo no Youtube é muito mais visto e produzido do que o formato da propaganda política na TV e as indicações para assistir os vídeos são sempre pelo Youtube e não em horário nobre. Pena que as legendas pequenas não exploram essa chance.
Compromissos com os doadores ou com povo?
Muitos candidatos têm a mania de falar das companhias políticas de seus adversários, mas jamais mencionam quais são suas companhias financeiras que abastecem a engrenagem de sua campanha. Qual o medo dos candidatos divulgarem seus doadores? Afinal vale o discurso midiático ou compromissos assumidos nos bastidores. Na eleição passada sabíamos quem eles queriam combater e agora que o algoz maior não está na disputa. Quem as empresas concessionárias de pedágio, Bancos, Bingos e Jogos, Transgênico, Ônibus, Empreiteiras, etc e tal estão apostando na vitória e querem adotar? Pouco investimento não deve ser.
Lei Antifumo: 1 ano de sancionada
Quando foi aprovada e sancionada no dia 19 de agosto de 2009, em Curitiba diziam que a lei iria mudar mundo e os hábitos e que os maiores beneficiados seriam os bares com a retomada de novos clientes e freqüentadores, principalmente os que combatiam os espaços reservados “O verdadeiro seus problemas terminaram”. Pois bem, os profetas se esqueceram de consultar quem sai de verdade e vive na noite, muito mais aqueles cidadãos que não gostam de radicalização e falta de bom senso.
Questionamentos e adaptações
Passado um ano de sua aprovação a lei é bem aceita, mas existem questionamentos justos e democráticos, com propostas em tramitação no poder legislativo municipal para liberação de bares exclusivos para fumantes, falta de padronização de fiscalização de alguns fiscais da Secretaria Municipal da Saúde e a sua devida regulamentação. E o respeito ao artigo que cita o Ao ar livre em edificações e na rua. Infelizmente serviu para acirrar a disputa com alguns vizinhos, no quesito barulho por causa da conversa no entorno dos estabelecimentos.
Números
Nos Bares o consumo médio continuo caiu 19%, Casas Noturnas 33% não houve nenhum acréscimo no número de clientes, o mesmo nível de freqüência da faixa etária acima de 21 anos está estagnado há 2 anos, houve sim, novos clientes , mas somente por ter completado 18 anos. Houve somente aumento de faturamento nas casas que ampliaram sua capacidade e fizeram reformas, principalmente aquelas que se adaptaram intramuros para receber os fumantes. E o ponto central é que o faturamento dos estabelecimentos não teve acréscimo na média geral como alardeavam.
Cumpra as leis e descarte as irrelevantes
Muitos dos projetos de leis apresentados na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembléia Legislativa do Paraná é o reflexo da sociedade conservadora e saudosa do tempo que era província de São Paulo. Já que não enfrentam os problemas com discussões e debates prévios, preferem impor a condição do proibir, em vez do sempre educar e achar alternativas viáveis. Por isso, muitas das vezes os projetos de lei ganham cunho como mais midiático e ineficaz do que realmente para resolver os problemas e achar soluções, não é a toa que o Estado é campeão em questionamento de leis inconstitucionais nos tribunais.
Sobe
Sobe
O debate online presidencial do Brasil que mostrou a liberdade e a não amarração de debates televisivos, que sirva para as candidaturas estaduais.
Desce
A mania de candidatos insistirem em ser marionetes de marqueteiros, o que colabora para falta de novas lideranças espontâneas e populares
Nenhum comentário:
Postar um comentário