sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

COLUNA POLÍTICA E CIDADANIA AO LADO DA VERDADE

Politica & Cidadania
Fábio Aguayo - fabioaguayo.hotmail.com - www.bemparana.com.br editoria política

GUSTAVO ASSEDIADO
Ledo engano quem pensa que os outros partidos estão assistindo as manobras do PSB e o silêncio do PSDB, legendas como PV, PSC e o próprio PMDB e PDT estão de olhos abertos e com tapete estendido para o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), o único que já trucou abertamente foi o Partido Verde que cresce sempre nas eleições proporcionais, mas não tem visibilidade no campo majoritário e seria uma grande oportunidade de construir a tão sonhada 3ª via da política paranaense, como Marina fez nacionalmente.

Juventude Turbinada
A nomeação do filho do governador Beto Richa (PSDB) para a Secretaria Municipal de Esportes não é simplesmente para agradar o pai e sim ao reconhecimento da liderança de Marcello Richa dentro do PSDB, já que ele tem um grupo formado e leal, diferente de grandes caciques. Nomeando o Marcello, o Luciano amarra o grupo da juventude que corresponde a 20% do partido, que é o futuro da legenda e a verdade que está dada a cartas e o xadrez já está em jogo, sábio é aquele que antecipa as jogadas e assim será daqui para frente.

Bancada de Juniores
Está escrito quando um nasce para ser peixe peixinho é, mas no caso particular um da Bancada de Juniores e com a idade mais nova será a grande surpresa de articulação e poder de oratória, é claro vem com a bagagem de ter experimentado o gosto do parlamento. É o caso do vereador e agora deputado, Evandro Junior(PSDB) que tem uma determinação incrível promete surpreender muita gente experiente, ele vai chegar de mansinho, mas não se engane que vai ser fácil trata-lo como novato e ingênuo, está no DNA paterno sua maior habilidade e no DNA materno sua serenidade.

Bate Chapa
Tudo se encaminha para um bate chapa, dos mais movimentados e disputados dos últimos anos, pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. Os boatos que correm pelos corredores da casa começam a se transformar em fatos concretos. Tudo por uma única causa: o temor das transformações prometidas pelo candidato forte do governador eleito Beto Richa(PSDB), Valdir Rossoni(PSDB). O deputado tucano avisou que tentará, custe o que custar, mudar a imagem arranhada da Assembleia, nos últimos anos. Isso gerará troca nos cargos de diretoria, desagradando à velha guarda enraizada no poder.

Cutucaram a Onça
Diz o ditado popular que nunca cutuque a onça com a vara curta, mas parece que decidiram afrontar, a primeira foi quando ele aceitou tranqüilo quando cassaram sua oportunidade de vice e agora parece que não valorizaram a dimensão de sua nova força vitaminada com a eleição do neto e do filho, e decidiram colocar água no chopp com a nomeação do Romanelli (PMDB) no cargo de Secretario do Trabalho e atender as reivindicações de nomeações no Norte velho do Paraná onde é sua eterna base. Uma eleição que estava tranqüila para mesa diretora da ALEP pode ser meio turbulenta e a falta de carinho no ninho pode fazer crescer espinhos.

Último Suspiro
O candidato que surgiria para tentar manter a situação seria dos esquecidos, mas com força, da ala insatisfeita do PMDB, apoiado, por ventos carregados soprados, de importante nome do Tribunal de Contas, de ex-funcionários acusados em envolvimentos nos escândalos que abalaram a Assembleia e deputados - alguns deles que já prometeram lealdade a Rossoni.

Medo
Toda essa movimentação é para evitar o fim de muitos anos de obscuridade e falta de transparência. Rossoni já perdeu eleições na calada da noite. Contundo, dessa vez, tem argumento pesados para sentar na cadeira da presidência: a moralização da Assembleia Legislativa. Com a chapa formada, não deixa dúvidas, que está preparado para comandar com firmeza e dar uma resposta aos eleitores do Paraná desiludidos com a política.

Fala sério
A sonhada lei do cliente de autoria do Deputado Stephanes Jr.(PMDB) em parceria com a ABRABAR está em vigor é a primeira do País que oferece ao cliente o poder de escolher na balada a entrada ou consumo mínimo, o que aquece a concorrência e as promoções. O Estado do Paraná tem as maiores restrições e normas de regulamentação do entretenimento do Brasil. Recentemente completou um 1 ano da lei de cadastro dos clientes em prol da segurança. Viva a noite!

SOBE
O casal de empresários Patrycia Coelho e Sandro Ghignone inaugurou na capital paranaense dezembro, loja e bar de vinhos exclusivos da importadora Grand Cru. O local promete ser o novo reduto do mundo politico que adora apreciar temas enogastronômicos sempre ao fundo com temas atuais da capital e do Estado Paraná. O empreendimento fica no coração do Batel, rua Pauster, 90.

DESCE
A tentativa de chantagem dos aeroviários e aeronautas que pretendiam efetivar uma greve em plena véspera de natal, as reivindicações são legitimas, mas a população não pode estar no meio de fogo cruzado entre capital e trabalho. Ponto para o TST que interviu rapidamente, bem como o presidente Lula que se posicionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário