sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COLUNA POLÍTICA E CIDADANIA AO LADO DA VERDADE


Política e Cidadania

TRE LIBERADOS E REJEITADOS
Por Fábio Aguayo - fabioaguayo@hotmail.com

Nessa semana, o TRE-PR realizou suas últimas sessões. Na pauta, as prestações de contas dos candidatos eleitos, que serão diplomados no dia de hoje. Após muita discussão jurídica, Hermas Brandão Junior, César Silvestre (pai e filho), “Beka” Lupion e Pedro Lupion (seu filho), tiveram as contas de campanha aprovadas. Já o Deputado Federal Fernando Giacobbo não teve a mesma sorte. Apesar do belo trabalho da sua equipe jurídica, o TRE rejeitou suas contas, o que, apesar de não impedir sua diplomação, poderá lhe render problemas futuros. De toda sorte, ainda cabe recurso para o TSE.

PRESIDENTE
Nem bem encerrou a última sessão do ano no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná como presidente, o deputado Nelson Justus(DEM) deve voltar à presidência. Dessa vez ocupará o cargo de manda chuva na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ). A comissão é a mais importante da casa. Antes de um projeto ir a Plenário para votação, precisa ser analisado sua legalidade na CCJ. Com o novo governo e novos deputados, as propostas devem ser muitas. Com isso, Justus não deixa a cena. Com sua experiência, pegará um dos cargos mais cobiçados da Casa.

BOOKMAKER 2013-2014
O deputado Alexandre Curi (PMDB) saiu de cena. Ou melhor submergiu. Em breve deve emergir como um torpedo, uma coisa é certa vai continuar distribuindo as cartas lá e cá. É quase certo que prepara sua candidatura ao cargo de presidente da mesa (2013-2014), depois do mandato do deputado Valdir Rossoni(PSDB). Curi queria sair candidato. Mas preferiu ouvir experientes conselheiros de que à hora é de aguardar. Ver como a casa se movimentará com as mudanças. Depois, saberá ir direto ao alvo: a cadeira que seu ilustre avô, Anibal Curi (o Buda), sentou por vários anos.

TRANSPARÊNCIA
A equipe de comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, capitaneada pela experiente e competente jornalista Nádia Fontana, se reuniu no Bar da Brahma, para uma confraternização. Teve muito a comemorar, depois de um ano conturbado, devido aos graves escândalos que aconteceram na casa. Todo o time da comunicação trabalhou com afinco para responder aos questionamentos da imprensa. Além de diariamente, pelo site e rádio (alep.pr.gov.br), divulgar todos os eventos que a Assembleia realizou. Uma mostra de transparência. Obrigação de todo o órgão público.

CORREDOR
Quem está em ritmo de maratonista é Alexandre Teixeira. O jornalista teve um ano corrido. Primeiro, como conselheiro de crise institucionais, ajudou a administrar a turbulência na Assembleia Legislativa do Paraná. Pelos resultados conquistados, transformou-se em um dos profissionais mais respeitados e requisitados da área. Segundo: prepara-se para encarar a corrida de São Silvestre, em São Paulo, no último dia do ano. Pega um avião, depois da prova, e comemora a virada em Curitiba. Na manhã seguinte, em 2011, já trabalha na posse dos deputados e governador.

ÓRFÃO
Uma coisa é não gostar da atitude e da falta de bom senso e principalmente a necessidade demonstração de força, mas precisamos reconhecer que quando um órgão é feito para ter disciplina e respeito às coisas e causas justas da sociedade têm que ter sempre apoio. A operação Viva Verão terá o desfalque da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), por decisão da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná, por não achar necessária e por não ter como missão a prevenção e orientação de normas básica para o funcionamento. Comerciantes do litoral comemoram porque estão livres da perseguição.

NA TORCIDA
Com a possibilidade de criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional, os comerciantes do litoral paranaense movimentam-se para apoiar sua criação, e mais, consideram a indicação do Deputado federal Gustavo Fruet têm todas as credenciais para pasta, será uma voz ativa em defesa das regiões que mais precisam de projetos e investimentos de âmbito municipal, estadual e federal. O problema é não bater de frente com a SEDU.

MOBILIZAÇÃO PARA RECURSOS
A Assindilitoral busca apoio de deputados federais eleitos para alavancar os investimentos em infraestrutura e no turismo da região litorânea, acrescenta o presidente da entidade José Carlos Chicarelli, precisamos de alguém de formação, conhecimento da legislação federal e que tenha respeito e grande circulação nos ministérios, certamente o litoral paranaense, assim como outras regiões carentes de desenvolvimento receberam fartos recursos do governo federal, e é essencial estes recursos.

PEDÁGIO: AUDIÊNCIA X FÉRIAS
O Fórum Nacional Contra o Pedágio anunciou que vai entrar com uma medida judicial para anular a Audiência Pública da Agência Nacional dos Transportes (ANTT), programada para o dia 12 de janeiro de 2011. O evento, no auditório da ANTT em Brasília, vai discutir a revisão dos orçamentos das concessões das rodovias federais que passam pelas regiões Sudeste e Sul, em decorrência de novos investimentos e serviços. O questionamento terá como base a pouca divulgação da Audiência.

FALA SÉRIO
O ato de registrar compromissos políticos em cartório já é uma tradição aqui no Paraná, sendo realizado desde 1986. Isso porque, juntamente com os Correios, os cartórios extra-judiciais são as instituições em que o brasileiro mais confia em recente pesquisa do instituto Datafolha. “A pesquisa mostra que o cidadão se sente calçado e seguro com a atuação dos notários e registradores, que é garantir a publicidade e a veracidade das informações”, avalia Robert Jonczyk, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG-PR).

Sobe
Aprovação do relatório da Comissão Especial de investigação do Contrabando, Falsificação e Sonegação que dará sugestões ao novo governo do Paraná para o combate e prevenção desta pratica criminosa que cresce no Brasil, principalmente no Paraná nos últimos anos com a elevação do ICMS.

Desce
Quanto custou o aluguel do Teatro Positivo e porque não será utilizado um local público e do povo, como o local mais tradicional para diplomação o teatro Guaíra. Os políticos Cariocas eleitos foram diplomados Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


http://www.bemparana.com.br/index.php?s=563&t=politica-e-cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário