domingo, 26 de junho de 2011

COM A PALAVRA O CIDADÃO E O BOM SENSO


Como presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR). Eu acho legítimo e uma boa pauta para sociedade e cidadãos se manifestarem sobre os Projetos de leis dos vereadores Emerson Prado/Felipe Braga Cortes ambos do PSDB que querem disciplinar a venda e consumo bebidas alcoólicas em Curitiba. (Posto de combustível e logradouros públicos e locais não autorizados).
Eu apoio o debate, discussão e o diálogo. Com isso chegaremos ao bom senso e lógico deixaremos de punir e pré-julgar os estabelecimentos, pois é mais fácil atacar um CNPJ do que atingir um CPF!
Já que temos o maior exemplo de proibir beber e dirigir, mas ninguem segue a risca e a outra é proibida atravessar a rua fora da faixa, nunca vi um pedestre multado. Alguem viu ou testemunhou?

Só que a radicalização e decisão unilateral não chega e vai a lugar nenhum!
Pois o mais importante que fazer leis é discuti-las com a sociedade, principalmente da viabilidade e conseqüências e para que quando criadas elas sejam cumpridas.
Entendemos que o bom senso e a razoabilidade devem nortear o trabalho do legislativo, experiências para o lado da radicalização escondem mazelas para importantes situações a serem combatidas, por isso a reação do segmento.
Nossa preocupação é que a energia do poder legislativo e executivo seja concentrada as prioridades da sociedade como a clandestinidade, pirataria e ações ilícitas, e não em questões de livre arbítrio, da livre iniciativa e constitucionais.


Fabio Aguayo
Presidente ABRABAR
http://www.abrabar.com.br/

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PV DO PARANÁ TEM NOVA PRESIDENTE




O Partido Verde tem novo comando e uma nova presidente que será a Deputada Federal Rosane Ferreira, com base em Araucária, fato inédito na sigla e a consagração da renovação, no histórico da nova presidente tem o recorde de ser a primeira a deputada estadual da legenda, foi candidata a prefeita e conseguiu ser a primeira congressista da legenda, mas a grande sacada foi a permanência do atual ocupante da Secretaria geral que continuará com Chico Caetano, um dos coordenadores da explosão verde no Paraná e referência nacional.

Com a mudança sinaliza os anseios de Marina Silva. Vale ressaltar que com a mudança o PV/PR também ganha fôlego e atuará na linha da independência, o que possibilitará a entrada de novos filiados e do tão sonhado ingresso do ex-deputado Gustavo Fruet(PSDB).

O registro da nova direção será sexta-feira(24/06) no TRE e a posse será na segunda-feira dia 27 de junho de 2011, na sede do partido.

DETRAN/PR CONTRARIA NORMA FEDERAL E PREJUDICA LEILÕES



A Receita Federal realiza periodicamente leilões objetivando vender em hasta pública bens que foram apreendidos e que tiveram o seu perdimento em favor da União Federal. Entretanto, de uns tempos para cá o que vem acontecendo é que o arrematante de posse das guias de arrematação fornecidas pela Receita Federal ao solicitar a transferência de veículos junto ao Detran do Paraná encontra a recusa do órgão de trânsito que não aceita levantar o gravame fundamentando-se principalmente na exigência do pagamento de impostos devidos ao Estado do Paraná.

Com essa atitude os arrematantes ficarão assustados e afugentar-se-ão dos leilões da Receita Federal porque quem adquire o bem deve ter a certeza que não haverá óbices por ocasião da transferência ou emissão dos documentos do bem arrematado. Nesses casos, informa o advogado Nivaldo Migliozzi(foto), que o único caminho para restabelecer o direito do adquirente é a via judicial através de Mandado de Segurança, com fundamento no art. 29, do Decreto Lei n. 1455/1976, incluído pela MP n. 497/2010.

Segundo o advogado essa medida determina aos órgãos de trânsito o dever de promover a desvinculação de multas, encargos, débitos fiscais ou baixa de quaisquer gravames ou restrições financeiras e administrativas do veículo com pena de perdimento administrativo. Segundo Migliozzi o Detran do Paraná ainda descumpre o determinado pelo Denatran em sua circular de n. 45/2011 que determina ao órgão de trânsito paranaense para que atente para o cumprimento da legislação federal vigente.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

NOTA DE ESCLARECIM​ENTO INCIDENTE OCORRIDO FORA DE CASA NOTURNA/CU​RITIBA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS (ABRABAR)


NOTA DE ESCLARECIMENTO

ABRABAR vem prestar esclarecimentos e orientações a imprensa e aos membros da categoria sobre incidente que resultou em homicídio ocorrido na madrugada desta quarta-feira(08/06/11)


DOS FATOS DA MADRUGADA DIA 08/06/11


Houve uma discussão na fila do estabelecimento na hora do encerramento da casa, que prontamente os envolvidos foram contidos, tanto que os causadores do envolvimento saíram normalmente e sem atrito no estabelecimento, como comprova o circuito de monitoramento de imagens.

Um dos indícios levantados pelos presentes e das pessoas próximas foi por motivo banal, outros fatos ocorreram na esquina em um posto e já na saída de maioria dos clientes.


DETALHES:


As imagens do circuito interno de segurança da casa mostram que não houve briga no interior do estabelecimento. Uma das vitimas a jovem Kethellen esteve no bar e deixou o local às 4h46. Os três rapazes presos também estiveram no local, mas deixaram o estabelecimento às 3h38. Provavelmente os envolvidos e autores dos disparos foram acionados pelo celular, já que estavam fora do estabelecimento a mais de uma hora e estiveram na esquina da rua em um posto. Na seqüência, os jovens entraram nos carros rumo ao Centro Cívico. E à hora fatal e dos disparos ocorreram a 1 km do local, perto dos palácios do governo e da assembléia legislativa.

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS E SEGUIDOS PELAS CASAS DA ABRABAR


Como todos os procedimentos que são normais nos estabelecimentos noturnos os clientes são revistados e cadastrados conforme lei municipal.
Geralmente quando há alguma confusão/entrevero vai para fora o causador do tumulto ou aquele que está mais transtornado, alucinado e difícil de ser contido.
Os estabelecimentos procuram manter o cliente ameaçado dentro do recinto para não haver mais confusão no lado externo, bem como não perturbar e resguardar o sossego dos vizinhos, chegando em alguns casos ate levar o cliente embora para sua casa ou liberando somente com a chegada de reforço policial. Toda casa tem o costume de observar a movimentação na rua para evitar confrontos. Infelizmente algumas pessoas que são a absoluta minoria não saem com o espírito de confraternização e divertimento.
É considerado pela ABRABAR e qualquer empresa de segurança, total irresponsabilidade do estabelecimento colocar para fora os dois lados envolvidos. O JOHN BULL PUB seguiu as normas.


IMAGENS E ATENDIMENTO DE SOCORRO


O estabelecimento possui sistema de monitoramento dos clientes e dos ambientes da casa e as imagens quando solicitadas serão entregues prontamente ao Distrito Policial responsável pela investigação, bem como os seguranças que estavam de serviço e que testemunharam ficam disposição para qualquer esclarecimento ou prestar depoimento.

POSIÇÃO DA ABRABAR E DO ESTABELECIMENTO

O estabelecimento JOHN BULL PUB tem 30 anos de funcionamento, já abriu mais de 5000 vezes aos clientes, já passaram pelo local mais de 5 milhões de pessoas, tem câmera de monitoramento, controle de entrada de clientes e a pioneira do segmento de Rock Roll em Curitiba

Foi uma fatalidade o que ocorreu e o que poderia ter ocorrido em qualquer lugar da cidade ou estabelecimento como Shopping, Cinema, Supermercado e outra Casa Noturna, infelizmente os autores estavam determinados e descontrolados, mas o que mais causa revolta na categoria que os estabelecimentos sérios e responsáveis e que seguem normas são sempre acusados de fatos geradores ou não ouvidos na versão oficial, enquanto as esquinas e logradouros e estabelecimentos alheios ao nosso são isentados de responsabilidade e do rigor que sofremos no dia a dia.

Fabio Aguayo
Presidente ABRABAR
(41) 7818-1187/9915-3841

BARES HOJE NA EXPECTATIVA COM A FINAL DA COPA DO BRASIL



A expectativa é que o movimento hoje no setor pode chegar ate 50% superior do que em dias normais, existem estabelecimentos que as reservas são 300% superiores aos dias normais de quarta-feira e ate mesmo os estabelecimentos que não tem como carro-chefe o futebol aderiram à final da Copa do Brasil, já que milhares de torcedores do Coritiba e também de outras torcidas que irão torcer contra não conseguiram o assento no estádio, pela lotação antecipada.

Os Bares, Restaurantes e Casas Noturnas de Curitiba e seus trabalhadores estão preparados para receber os milhares de torcedores que pretendem acompanhar a exibição da partida final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Alias os números de trabalhadores (Garçom, Segurança e Barman) extras serão superior em ate 40% dos dias normais.

E o setor apostaram muito porque não é sempre que uma equipe paranaense está em final de competição nacional, principalmente o Coritiba que há quase 26 anos não tinha o feito realizado.

Hoje será uma quarta-feira típica de fim de semana comparado ao movimento de um sábado, alias uma data extra já que o mês conta somente com 4 sábados e o que vai acrescentar em muito no faturamento dos estabelecimentos, inclusive em contratações de funcionários extras/eventuais.

Então uma data como hoje é rara no nosso calendário será primordial que estejamos preparados para um golaço na economia local, mas é fundamental que o policiamento seja reforçado em toda cidade e no entorno dos bares.

Fabio Aguayo
Presidente ABRABAR
www.abrabar.com.br

domingo, 5 de junho de 2011

FINAL DA COPA DO BRASIL VAI TRIPLICAR MOVIMENTO DOS BARES EM CURITIBA‏




Independente do resultado de quarta-feira para o Coritiba ou Vasco, os grandes vencedores, vitoriosos serão Bares, Restaurantes e Casas Noturnas e seus trabalhadores da capital paranaense que já estão se preparando para receber os torcedores durante a exibição da partida final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (08/06).



Informações levantadas pela da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) apontam que o movimento no setor pode subir em até 35%, já que todos os ingressos foram vendidos ou disponibilizados aos sócios. E milhares de torcedores do Coritiba e também de outras torcidas que irão torcer contra são esperados nos centenas de estabelecimentos espalhados pela capital.


E os bares e restaurantes de Curitiba estão apostando muito porque não é sempre que uma equipe paranaense está em final de competição nacional e muitos vão apostar decorações, promoções e pacotes especiais para quem for conferir a partida nos estabelecimentos. Como foi sucesso na primeira partida da final, não será diferente na finalíssima desta quarta-feira.


Será uma quarta-feira típica de fim de semana comparado ao movimento de um sábado e o que vai acrescentar em muito no faturamento dos estabelecimentos, inclusive em contratações de funcionários extras/eventuais.


E uma sugestão para que não se preparou, aproveite que será uma data para ganhar dinheiro e proporcionar diversão, já que milhares de pessoas estarão nas ruas em busca de local com televisão, conforto e cerveja e petiscos para saborear e entreter com o jogo. Os estabelecimentos especializados em futebol, samba e cerveja estão com muitas reservas e vai faltar lugar e não custa nada divulgar na mídia seu espaço para assistir o jogo.


Uma data como esta é rara no nosso calendário e é primordial que estejamos preparados para atender a demanda de clientes, sejam os moradores da capital, região metropolitana e os turistas de negócios que estarão na cidade, já que até mesmo quem não torce por nenhum time, irá ver o jogo como diversão e aproveitar para azarar no bom sentido amoroso e também no jargão do jogo os seus adversários.



Será um golaço para economia da capital, esperamos que o policiamento esteja reforçado em toda cidade e não somente no estádio e sim no entorno dos bares.


Fabio Aguayo
Presidente ABRABAR

www.abrabar.com.br

A LUTA DO LITORAL NA BAIXA TEMPORADA E CONTRA MAIS PEDÁGIO

SOLUÇÃO DO SEMÁFORO DE GARUVA NA BAIXA TEMPORADA
A Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, bares, casas Noturnas e prestadores de serviços e Similares (ASSINDILITORAL) pretende tomar medidas jurídicas em favor do turismo do litoral paranaense, especialmente de Guaratuba, através de ações e conscientizar o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL da necessidade de impedir o transito de caminhões na temporada no perímetro urbano da cidade de GARUVA/SC, pois se trata da via de acesso terrestre de milhares de turistas, famílias, crianças, idosos e PORTADORES DE DEFICIÊNCIA que se dirigem para lazer e férias nas cidades de GUARATUBA/PR E ITAPOÁ/SC e que já vem enfrentando, há décadas engarrafamentos, filas e tempo de espera que ultrapassam 6 horas para deixar GUARATUBA-ITAPOÁ em direção a rodovia BR-376 que é pedagiada o que cabe também alertar a falta de infraestrutura rodoviária em todas as cidades litorâneas, vias de acesso, travessia em ferry-boat e por conseqüentes danos ambientais que serão provocados pelos congestionamentos de trânsito.


PRORROGAÇÃO DE PEDÁGIO SÓ COM PLESBICITO
Estamos começando uma campanha com material gráfico junto às autoridades do parlamento, Ministério Público, judiciário, executivo e movimentos sociais e entidades de classe nas três esferas com o objetivo de propor um PLESBICITO para sabermos se a população do Paraná, principalmente o povo do litoral paranaense, o mais refém e ilhado por praças de pedágio concordam com prorrogação do contrato de concessão do pedágio no Paraná em troca de mais obras.
Porém o nosso voto é para que seja cumprido o atual contrato e as obras previstas, pois o lucro e a taxa de retorno das concessionárias são enormes e com altíssima rentabilidade e mais do que suficientes para execução de obras essências para o desenvolvimento econômico do Paraná e ampliação e manutenção das estradas, e principalmente para poupar vidas em acidentes pela falta de duplicação das rodovias, gostaria de ver os veículos de comunicação nesta luta em favor da população do nosso Estado, e da vida dos brasileiros que usam nossas precárias rodovias, principalmente as pedagiadas.

José Carlos Chicarelli,
Presidente da Assindilitoral
(41) 9924-7102 91939980

sábado, 4 de junho de 2011

MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES, CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.

















1) INFORMAÇÃO DE PREÇOS:



O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;
Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelecimento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.

2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS


O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em Bares e Casas Noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos de Bares e das Casas Noturnas. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos.

3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO


A lei em vigor determina que o estabelecimento cobre o ingresso ou Consumo minino, os dois juntos jamais e não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. A lei está em vigor desde dezembro de 2010 e foi promulgada pela Assembléia Legislativa do Paraná que deu a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.

4) COUVERT ARTÍSTICO


A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.

5) MULTA POR PERDA DE COMANDA


Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva - mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da comanda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.

6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)


O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poderá ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

7) LEI DA MEIA- ENTRADA
Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.
Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação. A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 - 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná. Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows que promovam eventos ou atrações, não aos Bares e Casas noturnas.

8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET
Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; - locais de retirada dos ingressos - peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); - se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.

9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS


Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.

10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS
Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS:


Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.



FABIO AGUAYO
PRESIDENTE ABRABAR http://www.abrabar.com.br/

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS DA BALADA



DICAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS (ABRABAR)





1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair.
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole.
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe.
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às "ordens" dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.

Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar:(41) 9915-3841

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA



DICAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS(ABRABAR)






1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como "Boa- noite, Cinderela". O ou A Golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ABRABAR JUSTIFICA A NECESSIDADE DA LINHA INTERBARES




O PEDIDO DA CRIAÇÃO DO CIRCUITO DOS BARES, APRESENTADO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA E A NOSSA JUSTIFICATIVA.



A lei da tolerância zero para motoristas que consumirem álcool está fazendo com que freqüentadores de bares, casamentos, formaturas, aniversários ou simples reuniões em casas de amigos e familiares tenham uma preocupação a mais: como voltar para casa após tomar uma latinha de cerveja, uma taça de vinho ou qualquer outro tipo de bebida com teor alcoólico.
A proposta é incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa quando saírem para beber, criando o hábito de utilizar mais os táxis e o sistema de transporte coletivo.
Por isso o projeto visa estimular e conscientizar da importância da educação e prevenção de acidentes, bem como dar opção de meios de transporte, o que é função do poder público.
A idéia da linha e trajeto é onde estiverem uma grande concentração de hotéis, casas noturnas, bares, restaurantes.
A medida, além de beneficiar os clientes dos estabelecimentos, proporcionará conforto aos turistas e principalmente aos trabalhadores dessas casas, já que muitos ficam horas esperando ônibus madrugueiro para ir embora ou ate conseguir chegar próximo aos principais terminais e com a criação da linha Interbares, estaremos proporcionando a população mais uma opção para lazer com segurança e comodidade.
O projeto tem tudo para torna-se viável, em virtude da possibilidade de parceria da Prefeitura com as empresas patrocinadoras, tendo em vista que o intuído do projeto é facilitar o acesso aos meios de entretenimento, com aumento significativo de pessoas, movimentando a economia em nossa cidade e acima de tudo facilitando o deslocamento do trabalhador.