sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LEI ANTIFUMO MUITA ENERGIA CONCENTRADA E DESPERDIÇADA

Lei antifumo muita energia desperdiçada
Coluna Política e Cidadania Por Fábio Aguayo - fabioaguayo@hotmail.com
www.bemparana.com.br

Passado um ano da lei antifumo em Curitiba, temos notado que a energia e a força do poder público e de alguns órgãos de imprensa se canalizaram em enaltecer o banimento dos clientes fumantes, mas não vemos a mesma garra e determinação em salvar os usuários de crack e de entorpecentes pesados no dia a dia da cidade. É comum cruzar as ruas paralelas do setor histórico e da Rua Cruz Machado ver zumbis e mortos vivos consumidos pelo vício sem nenhuma atenção ou pelos menos com algum tipo de repreensão. Cadê o entusiasmo em salvar os crackeiros ou só fumante que incomoda?

O marketing da lei antifumo
Vale mais combater um bar, restaurante ou casa noturna que poderia ter um cliente fumante do que resgatar um viciado nos becos. Afinal onde se paga a multa e conquista a mídia não está nas ruas e sim nos grandes endereços e locais sofisticados. Vivemos uma epidemia de crack e o que vemos é comemoração de combate ao cigarro que paga imposto, gera emprego e acima de tudo tem suas restrições, mas o marketing dos magrelas e destruídos das ruas não merece toda atenção das autoridades. Quando será que vamos comemorar aniversário de erradicação do crack, quantas pessoas recuperadas, para isso não tem esforço e festividade.

Ajustamento da lei Antifumo
Compreendemos que a lei foi necessária, mas não com viés de autoritarismo e discriminação, precisamos acima de tudo regulamentar e ter bom senso que no espaço ao ar livre em edificações é garantido o direito de pessoas que tem o costume e não com o ar da interpretação obrigá-las e humilhá-las a descer 5 andares ou por causa de 1 cm sair do local. Onde fica a segurança do cidadão, limpeza urbana e não poluição sonora. Em primeiro lugar deve prevalecer a maioria, mas jamais esculachar e não tratar com falta de dignidade a minoria.

Congresso Nacional de Comandantes
Em reunião extraordinária realizada esta semana na cidade de Curitiba, estiveram presentes todos os comandantes das policias estaduais e corpo de bombeiros militares. Um dos objetivos do encontro foram debater a padronização das ações policiais na copa do mundo, abordagem no dia a dia e principalmente novo alinhamento com os governadores eleitos. Mas não duvidem que na hora das reuniões as portas fechadas, foi abordado o tema do momento a PEC 300, já que na conversa que vazou no palácio do planalto da reunião do conselho político, as greves prometidas para 2011 serão um tormento na segurança pública, até a sua aprovação. E agora apoiar ou punir?

CEI da Sonegação, Falsificação e contrabando
Com o grande golpe que a receita federal deu no crime organizado com a operação Leão expresso, ganha grande apelo a Audiência Pública da CEI da Sonegação e Falsificação em Foz do Iguaçu, que foi confirmada no dia 24/11/11, às 15h, na Câmara Municipal de Foz. Foram convidados os representantes da Receita Estadual e Federal, Policia Rodoviária Federal e Estadual, Ministério Público Federal e Estadual, Policia Federal e Civil e da sociedade Civil Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Associação Brasileira de Combate a Falsificação. Só o Estado do Paraná sofre com prejuízo de R$ 500 milhões, sem falar na invasão de produtos de outros estados.

Crescimento de Nanicos
De olho no sucesso do Partido Socialista Cristão (PSC) e do Partido Social Liberal (PSL), legendas que elegeram vereadores na capital em 2008 e deputados na assembléia em 2010 parece que ajudou acordar e estimular muitos partidos pequenos, entre eles o Partido Trabalhista Cristão (PTC) que agora vai trabalhar para acabar com o estigma de ser partido de aluguel e desorganizado e quem tem a árdua tarefa de organizar e captar a nova militância é o professor Achiles Júnior, nomeado presidente da legenda durante o processo eleitoral em 2010. Sua meta é fazer da sigla um reduto de líderes religiosos, profissionais liberais, empresários e principalmente os trabalhadores e tudo indica que vai receber um apoio de peso de quem ajudou a montar a base de sucesso dos partidos citados.

FALA SÉRIO
A Confederação Nacional de Turismo (CNTur) realiza nesta segunda, dia 22/11, às 09hs, no Rio de Janeiro, solenidade de inauguração da sede carioca e principalmente a apresentação de linha de crédito do BNDES para o setor de entretenimento e uma grande homenagem ao presidente LULA e aos Ministros que apóiam o Esporte, turismo e lazer do cidadão brasileiro.

Sobe
Cresce a onda da volta dos bingos e agora o maior argumento é que com a tributação do jogo não precisaria criar a famigerada CPMF, bastando somente rigor na fiscalização. Aproveito para sugerir e colocar na discussão a volta dos cassinos, afinal brasileiro só joga na mega sena.

Desce
Diziam que com a lei antifumo atrairia milhares de clientes nos ambientes de entretenimento e que aumentaria o consumo e o ticket médio não foi bem assim. Mas só vale a posição oficial para mídia. Quem tem clientes e vive a realidade sabe como é de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário