sexta-feira, 25 de março de 2011

COLUNA POLÍTICA & CIDADANIA-VERDADE SEJA DITA!

A coluna é publicada no Portal www.bemparana.com.br e no Jornal do Estado, todas as sextas-feiras. A publicação de hoje dia 25/03/11.

Por Fábio Aguayo
twitter @FABIOAGUAYO - Email/Msn: fabioaguayo@hotmail.com

ALEP NÃO PAGA AS RECISÕES

Ex-funcionários comissionados demitidos na leva da “moralização” estão pedindo as verbas rescisórias (férias+13ºSal.), mas infelizmente segundo o departamento responsável não tem data e previsão de quando irão receber. A situação ao que parece contraria a pregação do Presidente Rossoni que visa moralizar e respeitar a legalidade. Se existe uma coisa sagrada é o ajuste e acerto pelo fim de relação de trabalho.

O grande detalhe do imbróglio é que as verbas rescisórias só serão pagas aos ex- comissionados em caso de pedido ou “busca dos direitos”, caso contrário ficará no erário dentro dos cofres da ALEP. Diferentemente da iniciativa privada que são automaticamente preparadas as verbas indenizatórias e com prazos estabelecidos.

Quanto Curitiba perderá?

Se nenhuma ação articulada e forte for desencadeada para reverter a situação (dizem, ainda haveria tempo e esperanças), o Estação Convention Center, o mais moderno e completo espaço de convenções de Curitiba, fecha as portas no próximo mês de julho. Administrado pela GL Events e localizado em privilegiada área do Shopping Estação, propriedade do grupo BRMalls, ele é âncora do calendário local de feiras, exposições, seminários e congressos. Consumado, o fechamento terá desdobramentos negativos em toda a cadeia do setor de eventos (empresas de organização e montagem, hotéis, restaurantes etc.) e, lógico, impacto na arrecadação de impostos.

Segundo Margareth Pizzatto, presidente da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras-Abraccef, só no período de 2004 a 2010, “os 1.400 eventos realizados no Estação geraram um fluxo de mais de 2.000.000 de pessoas e movimentaram, na cidade e no estado, perto de R$ 1.435.000.000,00“. Além dos prejuízos econômicos, Curitiba perderá uma importante vitrine, perderá divulgação a partir de eventos não captados, perderá com a ausência de formadores de opinião que poderiam participar de futuros encontros de negócios, perderá...

PTC e o futuro PSD velho

As duas siglas terão em comum uma mera “coincidência” a indicação dos presidentes das legendas está sob o comando do governo do Estado que irá indicar os novos presidentes das siglas, com a debandada em massa do PTC, o Partido Trabalhista Cristão será um mero cartório de transferência de tempo de horário eleitoral em coligação na majoritária, na eleição proporcional em 2010 não apresentou 10% da chapa completa e não será diferente em 2012 já que está completamente esvaziado na capital, o local mais organizado é em Londrina que conta com um vereador e o “Novo” PSD também não será diferente na linha de atuação, mas o cacife dos futuros membros dará mais respeitabilidade e organização à nova legenda que terá apoio de parlamentares estaduais e federais que deixarão o DEM, PP, PSDB, PMDB e PDT.

Organização partidária
Um bom debate que precisa ser incluído na reforma política no congresso nacional é a organização partidária, e se for dado voz e vez, pretende ganhar apoio de muitas entidades e pessoas sérias da sociedade civil organizada, mas precisa ser levada em consideração pelos membros da comissão, no Paraná a mobilização já começou e conta com apoio da Associação Paranaense de Imprensa, Movimento Pró-Paraná, frente Suprapartidária do Paraná e da ABRABAR a sugestão tem como pilares a liberdade de criação de diretórios e respeito às decisões na base e não do comando nacional que fica réu de interesses escusos.

A reivindicação
Os principais pontos de modernização da Lei 9096/95, que se refere aos PARTIDOS POLÍTICOS, cujas alterações objetivam:
a)."Desprivatizar "os partidos políticos, dando-lhes a necessária natureza jurídica de entidade de interesse do Estado. Hoje, os partidos são entidades PRIVADAS.
b). Maior participação da mulher na direção partidária.
c). Acaba com a eternização de "comissões provisórias", exigindo eleição de diretórios.
d). Abre os partidos políticos para maior participação da população.
e). Acaba com os "donos de partidos", exigindo-se alternância de poder nos cargos de direção dos partidos políticos.

Anoreg e o mutirão pela cidadania

O mutirão SOS Litoral está percorrendo os municípios Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba a fim de refazer gratuitamente as certidões de nascimento e casamento de quem perdeu os documentos nas enchentes. Isso é necessário para que os moradores possam tirar a 2ª via da carteira de identidade. Quem quiser agilizar, pode ir fazendo cadastro na prefeitura para receber as assistentes. Segundo levantamento da Defesa Civil, cerca de 16 mil paranaenses foram afetados pelas chuvas na região.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), o Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen).

Fala Sério

A semana da polêmica da violação da senha do deputado Fabio Camargo (PTB) não será facilmente esquecida pelo parlamentar, mas que alguns querem que aconteça, na segunda (28) está programado o uso da tribuna pelo parlamentar que pretende soltar o verbo na questão e na dificuldade que alguns parlamentares querem criar na CPI das Falências.

Sobe

Desde a mobilização contra a venda da Copel a Assembléia Legislativa do Paraná não recebia um público recorde, mais de 1500 pessoas da cadeia produtiva do tabaco foram defender seus interesses contra as consultas da ANVISA.

Desce

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, alertou para a necessidade de mudanças na lei orgânica dos partidos políticos para evitar o que chamou de “ditadura partidária”. Ou liderados por outras siglas e estranhas ao quadro de filiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário