domingo, 30 de janeiro de 2011

Cobrança de Campanha Eleitoral de 2008 de Medidas Contra Enchentes


Na eleição de 2008, todos os candidatos receberam está reclamação ou pedido de ajuda, com as recentes chuvas, fizemos questão de cobrar as autoridades que o povo pede, mas não esquece, por isso mostramos agora as respostas e nossas cobranças na época. Veja a resposta da chapa vencedora.




Prezada Ana Maria:



Em resposta a sua mensagem, informamos que está contemplado no Plano de Governo melhorar as condições de conservação do ambiente natural das nossas bacias hidrográficas, juntamente com iniciativas para preservação das nascentes e re-ordenamento das ações de ocupação irregular.

As ações integram os projetos ambientais de revitalização das bacias dos rios Barigüi, Iguaçu, Atuba e Belém e está previsto o desassoreamento, implantação de pontes e galerias celulares, adequação de estruturas de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento de lançamento de esgoto “in natura” nos rios e tratamento do lodo residual de limpeza e dragagem.

O Plano de Governo do Beto está em: www.betoricha45.can.br/plano/
Foi registrado em cartório e aponta os projetos que o Beto tem para a cidade para os
próximos quatro anos em áreas como saúde, educação, segurança, habitação, trânsito e transporte, pavimentação, meio ambiente, cultura, geração de empregos e renda.

Muito obrigado pela sua atenção.

Assessoria de Comunicação
BETO RICHA 45
Coligação Curitiba — O Trabalho Continua
www.betoricha45.can.br — imprensa@betoricha45.can.br

----- Original Message -----
From: movimento do eleitores
To: contato@betoricha45.can.br ; Beto Richa 45
Sent: Monday, September 01, 2008 12:55 PM
Subject: Contato do site Beto Richa 45


Nome
movimento do eleitores

Email
eleitorado@hotmail.com

Mensagem
MOVIMENTO DOS ELEITORES DO PARANÁ E AMIGOS DA JUSTIÇA ELEITORAL



Senhores Candidatos(as)



Uma grande parcela da população que mora em Curitiba e na Região Metropolitana são vitimas das enchentes anunciadas, existem pessoas que catalogam as vezes que já foram atingidas pelas enxurradas, alguns lugares não se surpreendem e deixam seus pertences empacotados para não perderem para o próximo dilúvio. O exemplo é dona Ana Maria do CIC, ela mora 18 anos no local e foi atingida 14 vezes, conforme as fotos em anexo. Como ela existe centenas de familias esperando solução.

Além de não acompanharmos um trabalho preventivo com a comunidade, não vemos uma permanente limpeza dos Rios: como despoluição, desassoreamento/dragagem e a devida e correta canalização das áreas criticas dos rios Belém, Ivo, Bacacheri, Atuba e Barigui.

Agora perguntamos, o que os novos candidatos e os que tentam a reeleição as prefeituras estão tomando de iniciativa para evitar estes transtornos em seus planos de governo, infelizmente as grandes enchentes não acontecem somente no verão, devido a mudança climática as grandes chuvas podem acontecer a qualquer momento. Este assunto poderia ser discutido nos próximos programas eleitorais e debates entre os candidatos.

C/Copia: Senhores(as) Jornalistas de Editoria de Politica e Editorias de Cidadania


PS: Este Assunto foi encaminhado aos sites do candidatos quando ele não tem contato direto e sim de campanha somente. Solicite as fotos como exemplo neste email: eleitorado@hotmail.com


Contato na Vila Nossa Senhora Aparecida-CIC

Ana Maria Morito

Rua Romam Wancoski, 89

Celular 9613-8236

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PAGAMENTO DE ESTACIONAMENTO AGORA É FRACIONADO


Lei n.º 16.785 publicada no Diario Oficial, dia 18/01/11- Terça -feira, pagina 04-Edição 8386

Data: 11 de janeiro de 2011.

Súmula: Dispõe sobre a cobrança proporcional ao tempo efetivamente utilizado pelos serviços de estacionamento de veículos em estabelecimentos destinados ao aluguel de vagas.

A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná aprovou e eu
promulgo, nos termos do § 7º do Artigo 71 da Constituição Estadual, os seguintes dispositivos do Projeto de Lei nº 252/08:

Art. 1º Fica assegurada aos consumidores usuários de estacionamento de veículos localizados no âmbito do estado do Paraná, a cobrança proporcional ao tempo de serviço efetivamente prestado para a guarda do veículo, devendo a proporcionalidade ser calculada de acordo com a fração de hora utilizada, sem prejuízo dos demais direitos em face aos prestadores do serviço.

Art. 2º O cálculo do serviço de estacionamento deverá ser feito de acordo com a efetiva permanência do veículo, sendo que:
§ 1º Para a primeira hora de estadia, fração para o cálculo do valor do serviço não deverá ultrapassar 30 (trinta) minutos.
§ 2º Para cada hora subseqüente, o valor cobrado não deverá exceder 30% do valor pago pela primeira hora.
§ 3º Para o caso de estadia para determinado período
do dia, bem como diárias e mensalidades, poderá ser fixado o valor aleatoriamente, independente da fração base para os demais cálculos.

Art. 3º O descumprimento desta lei acarretará em aplicação de multa diária contada da data da autuação, podendo resultar na cassação do alvará de funcionamento em caso de reincidência.
§ 1º A multa que trata o caput deste artigo deverá ser destinada ao Fundo Estadual do Consumidor, observadas as disposições do § 2º do art. 4º, da Lei Estadual nº 14.975, de 28 de dezembro de 2005.
§ 2º O Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei,
estipulando a multa a ser aplicada e o órgão responsável pela sua aplicação.

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio Dezenove de Dezembro, em 11 de janeiro de 2011.
NELSON JUSTUS

Presidente
(Projeto de Lei: autoria do Deputado Elio Rusch)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BALANÇO DOS 30 DIAS DA TEMPORADA 2010/11

ASSOCIAÇÃO DE HOTÉIS, POUSADAS, RESTAURANTES, BARES, CASAS NOTURNAS E SIMILARES DO LITORAL PARANAENSE (ASSINDILITORAL)







PESQUISA
Neste final de semana a Assindilitoral pesquisou a taxa de ocupação do mês de janeiro de 2011 em hotéis e pousadas do litoral paranaense, nos municípios de Guaratuba, Matinhos (Caiobá) e Pontal do Paraná (Praia de Leste), verificou um excelente resultado na taxa de ocupação média dos finais de semana deste início de ano, que tem se mantido alta, na média acima de 90%. O número representa um recorde, já que nunca se viu coisa parecida onde a grande maioria dos estabelecimentos pesquisados permaneceram com lotação máxima (100%) em todos os finais de semana deste ano, fato que também deve se verificar na última semana de janeiro que apresentará grande número de eventos esportivos e grande atração nacional, a cantora Claudia Leite que se apresentará no Café Curaçao de Guaratuba.

NÚMEROS
97% é taxa de ocupação dos hotéis e pousadas pesquisados, nos finais de semana, este número é recorde, condição sem precedente no litoral. A taxa de ocupação de janeiro já é superior em 20% do mesmo período do ano passado. 82% é taxa de ocupação, incluindo todos os dias da semana de mês de janeiro
Obs. não incluímos na outros balneários de Pontal do Paraná e a Ilha do Mel, que serão pesquisados no próximo final de semana.
PREVISÃO DO TEMPO
As freqüentes mancadas e erros do Simepar, noticiadas pela imprensa de todo o Paraná, são consideradas o grande ponto negativo deste início de temporada, o tempo em nosso litoral tem se mantido muito mais estável que as previsões do clima do instituto Simepar. A Assindilitoral enviou um e-mail para direção técnica deste renomado instituto e alerta seus principais patrocinadores, a UFPR, IAPAR e a COPEL dos constantes erros e que conseqüentemente isto tem atrapalhado o turismo do nosso litoral.

BALNEABILIDADE
Grande problema das temporadas passadas, os desacertados boletins de balneabilidades, dando a impressão que nossas praias estavam todas sujas, deu lugar a novos boletins de balneabilidade com resultados positivos, temos muitos locais próprios para banho, o que confirma pesquisa da Assindilitoral, onde nenhum caso de Virose ou desconforto por suspeita de água do mar contaminada foi relatado, neste ano, por nenhum turista ou atendente dos hotéis e pousadas pesquisados.
ELOGIOS
Muito elogiada a operação verão deste ano, especialmente a Polícia Militar, coleta de lixo e o excelente trabalho de limpeza, onde os colaboradores das empresas de limpezas contratadas pela operação verão estão dando um show limpando nossas praias, ruas e calçadas, é importante agora conscientizar os turistas da importância deles colaborarem não jogando lixo na praia ou nas cidades.
ESTRANGEIROS
“Los Hermanos" chegaram às ruas, comércio e restaurantes eles são verificados facilmente, nos hotéis e pousadas este ano ele se apresentam em número que chega a ser o dobro do número do início do ano passado.
CURIOSIDADES
Os argentinos estão preferencialmente em maior número nos hotéis de Guaratuba, o argentino Daniel (sócio proprietário do restaurante El rancho) explica que tradicionalmente optam pela praia de Guaratuba e que buscam nosso litoral por gostar das praias, pelo preço e a ótima segurança, e que este ano estão em maior número pela melhora da economia Argentina e que muitos vêm da região próxima de Foz do Iguaçu para Guaratuba que é a mais próxima que outras praias.
Os Paraguaios preferencialmente dirigem a Matinhos (caiobá) e este ano passaram a ser vistos com muita freqüência em Pontal do Paraná, pois neste município há o embarque para a Ilha do Mel.
Alguns hotéis chegam a ter 2O% destes hermanos em seus quartos, é destaque este ano o Hotel Villa Real de Guaratuba que tem mantido aproximadamente metade dos quartos, 50% destes ocupados por Argentinos. Muitos Hotéis já estão reservados para o carnaval, porém a lotação média atual aproxima-se de 55%, para o turista que procura melhores acomodações nesta categoria as taxas de reservas ultrapassam os 70%, recomenda-se para antecipar estas reservas.
BURACOS
A entrada da Praia de Leste. Acesso ao lado da antiga Associação Banestado, continua totalmente intransitável, cheia de crateras o que já danificou muitos carros, contamos com a colaboração da equipe técnica da prefeitura de Pontal do Paraná para fazer pelo menos um tapa buraco, acreditamos que até o carnaval o prefeito colocará ordem na casa.

JOSE CARLOS CHICARELLI

PRESIDENTE ASSINDILITORAL
www.asindilitoral.com.br

ESTABELECIMENTO PESQUISADOS

Foram pesquisados 67 hotéis e pousadas, conforme a relação a seguir:

Ocupações nos Finais de Semana do mês de janeiro de 2011 em Hotéis e Pousada do Litoral Paranaense:
Matinhos – Caiobá Caiobá Praia Hotel – (41)3452-1688 Contato: Cleverton Ocupação: 100% Zambone Pousada – (41)3458-5996 Contato: Atendente Ocupação: 100% Obs: este ano 30% melhor este ano, críticas a previsão climática. Caieiras Sunset Hotel – (41)3452-1917 ou (41)3473-9144 Contato: Diogo Ocupação: 100% Pousada Arco-Íris – (41) 3453-1647 Contato: Pablo Ocupação: 100% Pousada Girassol – (41)3453-3164 Contato: Bruna Ocupação: 90% Pousada São Gerônimo – (41) 3453-0035 Contato: Jussara Ocupação: 100% Obs: Praia suja. Hotel Pousada Tâmara – (41) 3453-2200 Contato: Alide Ocupação: 90% Estevam Hotel – (41) 3453-1412 Contato: Zenir Ocupação: 100% Pousada Caiobá – (41)3473-3105 Contato: Eliane Ocupação: 100% Hotéis Praia & Sol – (41) 3453-1516 Contato: Sueli Ocupação: 90% Casarão – (41) 34531066 Contato: Fernanda Ocupação: 100% Hotel Universal – (41) 3442-1008 Contato: Julio Ocupação: 80% Sol e Mar – (41) 3452-6667 Contato: Rita Ocupação: 100% Pousada Delmar – (41) 9660-4656 ou 96515735 Contato: Leonar Ocupação: 90% Casa da Praia Pousada – (41) 34731527 Contato: Ivã Ocupação: 100% Pousada Primavera – (41)3453-6402 Contato: Rosa Ocupação: 100% Chamberlain Hotel – (41) 3453-1623 Contato: Atendente Ocupação: 100% Pousada Leonardo – (41)3452-2499 Contato: Leonardo Ocupação: 100% Fragata Hotel - (41) 3452-1540 Contato: Saul Ocupação: 100%

domingo, 23 de janeiro de 2011

FIM DOS LIXÕES


UBAM apoiará a criação de consórcios para a construção de aterros sanitários nos Municípios

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse que a entidade estará organizando reuniões de Prefeitos por região, tomando como base de apoio as Associações de Municípios, com o objetivo de orientar os Prefeitos a criarem consórcios para construção de aterros sanitários. A instalação de aterros tem como objetivo extinguir os lixões que funcionam a céu aberto, constituindo-se numa prática ecologicamente nociva, além de causar outros males à saúde da população, dos animais e do ecossistema de modo geral.

Leonardo defende que, além da criação dos consórcios – aos quais são garantidos recursos federais para os seus fins – é preciso haver uma parceria entre os governos estaduais e os Municípios, o que propiciará a formação de um plano estadual de beneficiamento dos resíduos sólidos, inclusive com a construção de usinas de aproveitamento do lixo e a geração de energia elétrica, com tecnologia do Estado de Israel.

“O Consórcio é uma ferramenta que garante eficiência nas administrações municipais, tanto na execução de políticas públicas como na viabilização de objetivos comuns entre vários entes da federação, com recursos do governo federal. É preciso garantir aos Municípios condições financeiras para a construção de aterros sanitários ambientalmente corretos, com a coleta de lixo sendo executada em parceria, além de outros serviços públicos”. Disse Leonardo.

A Lei Federal 11.107, de abril de 2005 regulamenta a criação dos consórcios públicos. Os consórcios são organizações que agrupam vários Municípios para a execução de ações conjuntas. Essas ações não alcançariam os resultados esperados se fossem feitas sem a criação dos consórcios. È permitida aos consórcios a personalidade jurídica na forma de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, como também, estrutura de gestão e orçamento próprios. Os consórcios podem possuir patrimônio próprio para a execução de suas atividades.

“O Brasil possui 5.564 Municípios, com uma população aproximada em 185.712.713 habitantes. Do total de Municípios, brasileiros, cerca de mais de 83,0% possuem até 30 mil habitantes e respondem por volta de pouco mais de 27,0% da população. Desde 1988, após a promulgação da nova Carta Constitucional, esses pequenos entes federados só recebem responsabilidades que antes não tinham, sem, todavia, terem o direito na partilha igualitária dos recursos públicos, o que inviabiliza suas ações. Com a criação dos consórcios tentaremos conseguir o máximo de verbas para fomentar as políticas públicas nas cidades.” Finalizou Leonardo.

Francisco Chagas Gomes

Da Ascom – UBAM

www.ubam.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FATO OU BOATO: AQUI VOCÊ TIRA SUAS DUVIDAS

POLÍTICA E CIDADANIA –SEMPRE COM A VERDADE TODA SEXTA NO JORNAL DO ESTADO E NO PORTAL BEM PARANÁ

Operação "Ká Ypselon "

O Deputado Estadual Nelson Garcia (PSDB) é o candidato dos que tem cargos comissionados e as melhores posições e privilégios dentro a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, seu nome surgiu pelo simples fato que um dia ele foi questionar o candidato oficial Rossoni(PSDB) do motivo de não ter anunciado a bancada de suas intenções na Assembléia, mas como pode alguém querer pleitear o poder mais polêmico do Estado, se não tem o apoio dos que votam e além do mais estar escondido no meio do mato e incomunicável e ainda mais aceitar naturalmente ser o candidatos dos laranjas. Afinal quem tem voto é deputado e não os indicados e no dia 31 de janeiro de 2011, os mais de 1.200 comissionados estarão automaticamente exonerados. A resistência se encontra dentro da espinha dorsal da ALEP e não no Tribunal de contas. Portanto a chantagem é o combustível do bate -chapa e tem que sobrar em alguém e todos tentam tirar da mira.

Tropa de Choque
O Deputado Estadual Fábio Camargo (PTB) ficou indignado com a situação de terrorismo que foi criada com a eleição da mesa diretora da ALEP e está comprometido em ser o defensor da chapa acordada e vai defender com unhas e dentes o compromisso assumido entre os deputados, não aceita sob hipótese alguma alguém roer a corda. Não cabe no parlamento estadual aproveitarmos brigas por cargos e posições e atropelar o que foi costurado com muito respeito, querer usar nossa eleição para levar vantagem vai se enforcar com a corda que está lançando. Em política a única coisa que tem valor maior que dinheiro é o acordo falado e referendado.

Briga
Todo mundo sabe que o ex-presidente da Assembléia e Tribunal de Contas, conselheiro Hermas Brandão não morre de amores ou consideração por seus desafetos declarados e notórios, Rossoni e Romanelli, mas uma coisa que ninguém pode falhar na vida é com compromisso. Na política quem não segue esta máxima não tem futuro e não é a toa que Hermas hoje é a maior liderança viva do Estado e estão tentando usar seu nome e força em vão e criando feridas expostas sem sangramento, mas ninguém chega onde ele chegou se não tiver o mínimo de diplomacia. A mesma linha o seu filho e neto que foram eleitos deputados seguirão na risca e haja o que houver os interesses que por ventura possam ser contrariados. Infelizmente o Governador Beto Richa(PSDB) não levou em consideração sua história.

Pela primeira vez
Ontem o conselheiro Hermas Brandão deixou a presidência do Tribunal de Contas do Paraná (TC/PR) solenidade que entrou para história com a posse do novo Presidente Fernando Guimarães, homem de carreira do órgão. Pela primeira vez em 63 anos na história do Tribunal de Contas do Paraná, foi feito sorteio do conselheiro para cuidar da prestação de contas do Governo do Estado, com a presença do governador Beto Richa, por sorte do novo governo, o sorteado foi o conselheiro Hermas Brandão. Parabéns as contas do estado que estão em boas mãos.

CCJ e a Composição
A principal comissão das casas de leis do parlamento do Brasil é o alvo mais cobiçado dos parlamentares e na Assembléia Legislativa do Paraná não é diferente. O presidente será Nelson Justus (DEM), o vice-presidente Caito Quintana e o secretário, Evandro Júnior (PSDB). O indicado do PPS será César Silvestre Filho, os demais assentos da titularidade estão sendo disputados com faca no dente pelos principais partidos aliados e oposicionistas. Na comissão de agricultura foi assegurado a presidência para Hermas Brandão Júnior ( PSB).

Beto e Requião: a institucionalização do calote
“ O artigo 78, XV da lei de Licitações (Lei 8.666/93) diz que a empresa contratada pela Administração Pública somente pode exigir rescisão do contrato nos casos em que a ausência de pagamento por parte do Governo perdure por mais de 90 (noventa) dias. Ao assumir o Governo, Requião, em ato seguinte ao da posse, suspendeu por 90 (noventa) dias o pagamento de todos os contratos administrativos firmados pelo Governo Lerner. Requião esqueceu, mas o Poder Judiciário do Paraná fez questão de lembrá-lo durante seus quase 08 (oito) anos de mandato, que a previsão da Lei de Licitações é uma garantia da empresa contratada no sentido de que, por mais que esteja prestando serviço público, não será obrigada a prestá-lo por mais de 90 (noventa) dias sem remuneração. Beto imita Requião, com a diferença de que o Tribunal de Justiça já decidiu a questão, deixando muito claro que, apesar do esforço de Beto e da completa falta de originalidade, a Lei de licitações não está tornando lícito o calote.”

Cohapar escola de deputados
Se existe um órgão ou pasta que tem a tradição em eleger Deputados é a Secretaria de habitação, conhecida como Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), pois o sonho de todo trabalhador é ter sua moradia própria, mesmo que seja com o Slogan “minha casa, minha dívida” e nela muitos políticos amadores ou técnicos se tornam fortes e conhecidos e com bom lastro eleitoral. Raros são os que não têm êxito após a passagem pela pasta, como foi o caso do ex-prefeito de Curitiba e atual Deputado Estadual Rafael Greca (PMDB) não por falta de apoio, mas sim por falta de habilidade política e uma boa relação humana, mas como temos que falar de bem sucedidos temos o exemplo do Romanelli (PMDB), que presidiu a pasta duas vezes e hoje além de reeleito Deputado Estadual é o novo secretário do trabalho. Também temos o João Arruda que foi eleito Deputado Federal pelo PMDB e foi diretor da Cohapar, mas quem já está de olho nesta tradição vitoriosa e preparando seu substituto na política é o presidente da Assembléia, Deputado Nelson Justus (DEM), que foi presidente da Companhia e agora tem seu filho na escola de formação de futuros Deputados, o que já é também o mesmo plano do atual presidente.

Fala Sério
A Companhia de Saneamento do Paraná-Sanepar, sob a presidência de Fernando Ghignone está preparando a reformulação do plano de cargos e salários da empresa, o motivo é atender de forma justa e coerente a grande massa de profissionais qualificados.

SOBE
O projeto de lei que foi elaborado pelas entidades em defesa do erário, que estipulam o valor máximo de gastos com propaganda oficial principalmente em véspera de período eleitoral. Está em disputa para quem será o autor do projeto nas Câmaras Municipais, Assembléias e Congresso Nacional.

DESCE
A tragédia de enchentes e os desabamentos nos principais Estados do Sudeste é um alerta para a região Sul, principalmente no Estado do Paraná com a explosão demográfica nas grandes cidades.

Publicada no Jornal do Estado e no portal http://www.bemparana.com.br/
http://www.bemparana.com.br/index.php?s=563&t=politica-e-cidadania
Por Fábio Aguayo - fabioaguayo@hotmail.com
www.twitter.com/fabioaguayo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SINDIATLETA E SMEL DEBATEM AÇÕES PARA FOMENTAR O ESPORTE EM CURITIBA

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba (SMEL) recebeu nesta quarta (12), o representante do Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná (SINDIATLETA), o conselheiro estadual do Esporte, Fabio Aguayo o encontro serviu para ajustar e informar a nova linha de atuação da pasta, nas mãos do novo secretario Marcello Richa, a idéia é transformar a secretaria numa grande base apoio aos atletas da capital e paranaenses que treinam em Curitiba e não ser meramente despachante de entrega de bolas, troféus e jogos de camisa, mas orientar sobre programas de incentivo de leis de incentivo federal, estadual e municipal, no encontro os pontos principais debatidos foram as formas de incentivo e valorização dos atletas, principalmente em ampliar a lei de incentivo de Curitiba que é mantida somente com recursos oriundos de renuncia fiscal do IPTU de Clubes, Entidades de classe e sindicais e demais entidades sem fins lucrativos, o objetivo é formular um estudo junto a secretaria de Finanças de Curitiba e se possível estender a lei de incentivo as empresas e ao setor produtivo para abatimento do imposto de IPTU e ISS e o importante que exista a provocação e a discussão do assunto pela rua relevância, outra medida discutida foi a criação do fundo municipal de incentivo ao Esporte que teria como base de recursos doações e participações de grandes empresas públicas e privadas, bem como toda a lei no município de Curitiba propondo renuncia ou redução de carga tributária municipal como ISS de segmentos a contrapartida dos beneficiados seriam investir no Fundo, e para finalizar foi sugerido que a secretaria visitasse as principais entidades de classe como FECOMÉRCIO, FIEP, FACIAP, OCEPAR, FAEP, ACP, ACIC entre outras entidades para que elas se engajem na campanha adote um atleta, já que existe possibilidades de abatimento de imposto de renda para quem apoiar projetos esportivos, com isso reativaria o Conselho Municipal de Esportes, órgãos consultivo da SMEL para ter assentos todos os representantes da sociedade civil organizada em ajudar a preparar com diretrizes e planejamento esportivo visando a formação de grandes atletas e captação de grandes eventos esportivos de outras modalidades esportivas coletivas e individuais, como ocorreu na confirmação das olimpíadas e a copa do mundo no Brasil.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Reflexões para 2012 no litoral Paranaense


O que Paranaguá e o Litoral paranaense fizeram para surpreender os mais de 1 milhao de veranistas que rumam em direção ao nosso litoral?
Aumentar o contingente de médicos, policiais e guarda-vidas?
Tolice, isso nada mais é do que o mínimo. Faz parte da obrigação do Estado devido ao número de pessoas que se deslocam para a região. Isso garante apenas que não tenhamos o mais completo caos.

De surpreendente? Infelizmente , nada!
Dia 01/01/2011, esperemos que se inicie um novo ciclo de desenvolvimento em nosso estado e em particular em nosso litoral com seus 7 municípios semi-indigentes, abandonados pelos governos estadual e federal.
Não é de uma obra ou outra que a região e as pessoas que nela vivem, permanente ou temporariamente, precisam. Elas necessitam é de um plano de desenvolvimento, de um projeto estratégico de médio e longo prazo, tocado por um estado comprometido e indutor do desenvolvimento.
A mão pesada do estado tem que existir não para asfixiar, mas para empurrar, para garantir e para resguardar o pleno Estado de Direito e de Desenvolvimento das pessoas e dos negócios. O Estado tem de ser forte o suficiente, para dar a segurança que a iniciativa privada precisa para florescer e para mostrar toda sua capacidade produtiva e enriquecedora.
Vimos que homens públicos fortes não produzem necessariamente Estados fortes, podem em muitos casos, produzir Estados débeis. Para Estados fortes e competitivos , precisamos de homens públicos capazes. E para a iniciativa privada, além de homens capazes, precisamos de empreendedores e de um ambiente seguro e propício ao investimento, onde possam vislumbrar o sucesso.
É lamentável a situação precária do litoral paranaense depois de anos e anos de descaso e negligência. Torçamos para que o novo governo haja como verdadeiro indutor do desenvolvimento sustentável da região. Sustentável não apenas no sentido ecológico, mas em um aspecto mais amplo de sustentabilidade. Precisamos de um projeto de sustentação econômica, política e social, um plano que esteja em consonância com os anseios e as necessidades da população e que nela desperte o interesse pelo engajamento e pelo progresso.
Que em 01/01/2012, caso não tenha havido tempo para grandes mudanças, que ao menos, tenhamos o sinal da mudança e que possamos experimentar algo que realmente nos surpreenda positivamente.

Flavio Falcao da Frota

INAUGURAÇÃO DO BAR DO BRIMO DA COLÔNIA ÁRABE PRA O MUNDO


É hoje a inauguração do Bar de meu amigo de longa data, Jamal Habib El Hussien, pessoa maravilhosa e coisa rara na vida, sucesso e vida longa ao empreendimento. Apareçam lá e fale no meu nome, MAS NÃO DEIXE NADA PENDURADO. HAHAHHA
Fabio Aguayo
PRESIDENTE ABRABAR

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BALANÇO REVELLION 2011 NO LITORAL PARANAENSE

BALANÇO REVELLION 2011

Movimento - Aproximadamente dois milhões de pessoas e média de 20% a mais no faturamento

Obedecendo à seqüência de crescimento do turismo no litoral paranaense esta virada de ano apresentaram excelentes resultados, número de visitantes foi de um milhão e setecentos mil pessoas, somando se com a população fixa do litoral (aproximadamente 270 mil pessoas), tivemos o numero recorde de aproximadamente 2 milhões de pessoas presentes no final do ano nas sete cidades litorâneas.

Faturamento financeiro:

Preços estáveis: Os preços do litoral paranaense estão dentro da ordem econômica, ficou evidente que quem não praticar os preços reais é boicotado naturalmente pelos consumidores.

Comparamos o numero de turistas presentes nos dias 31/12, 01, 02 e 03 de Janeiro 2011, com os mesmos 4 dias da temporada passada , conclui se:


- O litoral recebeu público recorde de um milhão e setecentos mil pessoas, porcentagem de 15 % superior ao ano anterior.

- Conforme pesquisa feita com 40 comerciantes, do setor de gastronomia e comércio foi relatada que o faturamento médio este ano foi em média 20% maior.

- aumento do poder aquisitivo das classes C e D foi verificado, que preferencialmente optaram em passar a virada do ano em nossas praias, gastaram mais, presentes em grande numero, garantiram, apesar do aumento de concorrência ( o número de empresas de turismo é crescente no litoral), um faturamento maior para o comerciante, reflexos do número muito grande destas classes nos balneários, Ipanema, Praia de Leste, Costa Azul, Gaivotas, Praia Grande, Centro de Matinhos ; Morro do Cristo, Nereidas e Coroados em Guaratuba desenham uma forte tendência do crescimento imobiliário, comercial e turísticos para estas regiões.

Novo perfil do turista:

Os turistas que ficaram esta semana em nosso litoral, em torno de 900 mil pessoas, tendo predominantemente o perfil familiar, por ser uma temporada longa, e a possibilidade de muitos permanecerem mais dias ou retornarem mais vezes provavelmente serão mais cautelosos nos gastos.

NÚMEROS:

- Um milhão e setecentas mil pessoas, na virada do ano, nossas praias e balneários ficaram lotados, a queima de fogos se espalhou por todo litoral.
- A movimentação financeira foi de 250 milhões, superando a marca de 200 milhões do final do ano anterior.

- 98 % foram à taxa de ocupação dos hotéis e pousadas no último final de semana do ano, como o feriado coincidiu com o movimento de sábado
praticamente todos os hotéis ficaram lotados, desta vez a lotação se estendeu para os campings; a boa estabilidade climática colaborou com este excelente resultado.

- 20% superior, Faturamento médio do setor de turismo, gastronomia, hotéis, pousadas e casas noturnas- 25% maior, os gastos das classes C e D e garantiram melhores médias de faturamento de locais populares, que antes, temporadas passadas eram locais de baixo consumo e ¨pechinchadores¨.

- 15% a mais de faturamento dos restaurantes na cidade de Morretes conforme dados da associação local.

- Aproximadamente 500 mil carros circularam em todo nosso litoral.

- As cidades mais visitadas foram pela ordem Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, nesta última cidade observou o maior crescimento do número de visitantes, o grande número de balneários e sua grande extensão do município garantiram uma excelente distribuição dos turistas, e também é a principal via de acesso para a Ilha do Mel.

- A Ilha do Mel recebeu o público limite de 5 mil pessoas, com o excelente trabalho do terminal de embarque conseguiram controlar, monitorar a saída e entrada de turistas que foram para a Ilha do Mel.

- 20 % a mais venderam os donos das bancas da estrada da GRACIOSA, que também observaram gasto maior dos visitante que aproveitaram a descida da serra e também economizaram a tarifa de pedágio da rodovia BR 277, aliás o fluxo de carros é recorde este ano , todos dias mais pessoas optam em descer ou subir por esta estrada , a movimentação chegou a 10 mil veículos diários que circularam nos dois sentidos da serra.

- 20 mil pessoas foram a somatória média do público que esteve presente nas casas noturnas e nos shows que aconteceram no litoral; por exemplo: o grupo Monobloco, que se apresentou em uma casa noturna de Caiobá levou 6 mil pessoas para o evento, organizadores reclamam que o público poderia ser muito maior, porém o transito no entorno ficou impraticável.

Maiores Problemas para os Turistas

O trânsito nas cidades e filas de carros no ferry-boat, situação complicada até segunda, dia 03/01, como no retorno de Guaratuba, onde filas em direção a travessia do ferry- boat eram gigantes, no período da tarde e inicio da noite, o tempo de espera era de uma hora; a situação ainda pior para quem optou em seguir viajem para Curitiba seguindo pela estrada de Garuva, o famoso sinaleiro desta cidade foi novamente o complicador e as filas ficaram quilométricas.

Paciência para atendimento nos restaurantes e casas de lanches, 40 minutos foi o tempo médio para o atendimento em locais mais movimentados.

É NECESSÁRIO PLANEJAR

Soluções urgentes:

Complicado transito com engarrafamentos de quilômetros na saída e entrada do Pontal do Sul.
Filas no ferry-boat em direção a Guaratuba no revellion se estenderam até a prefeitura de Matinhos, aproximadamente 10 km.

Excesso de clientes no horário de pico de atendimento, nos centros das cidades e balneários mais movimentados.

Falta de mão de obra qualificada, sobrando vagas para contratação imediata.
Administrações Municipais, situações não resolvidas, descaso com o turismo.

Pontal do Paraná:

Trânsito complicadíssimo nos balneários, falta de vias secundarias e melhoria na avenida beira mar para facilitar o deslocamento. Acesso ao balneário de Praia de Leste totalmente cheio de buracos, situação intrafegável em frente Associação Banestado.

Ruas cheia de buracos em todos os balneários, inclusive no balneário de Ponta do Sul, onde a avenida central que dá acesso ao terminal de embarque da Ilha do Mel esta toda cheia de buracos. Falta de sinalização turística.

Matinhos:

Engarrafamento de quilômetros próximo ao corpo de bombeiros, falta de vias secundarias , falta de planejamento ( engenharia de transito). Avenida Atlântica com bloquetes provisórios, soltos e perigosos, grandes buracos na avenida beira mar; destruição da orla marítima em Matinhos-Caiobá e no balneário de Riviera, filas em direção ao ferry-boat. Falta de sinalização turística

Guaratuba:

Falta de infraestrutura e asfalto no entorno do principal ponto turístico Morro do Cristo, acelerada destruição da orla marítima na praia central, transito complicado e filas em direção ao ferry-boat e falta de sinalização turística.

Operação verão do Governo Estadual

POLICIAMENTO:

PM nota 10 com ações preventivas, rondas em bairros, presente em áreas de grande Concentração, viaturas e policiamento com rondas constantes.

LIMPEZA PÚBLICA:

O governo entrou nessa com salvador da pátria, nota 9,5, acumulo e atraso em poucos locais, devido ao transito e o descuido de muitos e excesso de lixo, muito melhor que os anos anteriores.

Falta de agentes de transito em alguns locais para facilitar o fluxo dos veículos.
Limpeza de canais e rios incompletas, em maior extensão em Matinhos, menos efetiva nos balneários e Praia de Leste.

Homens trabalhando e roçadas no final e obras de ultima hora inacabadas, coincidindo com grande número de visitantes.

Em nossa avaliação o novo governo estadual ainda ausente e tímido em futuras decisões da operação verão.

Veja em seguida pesquisa sobre o rendimento dos comerciantes do litoral:


PONTAL DO PARANÁ:
Lanchonete 277- 41-34583335- Praia de Leste
Contato : Darlene- Maior 40%.
Bora Bora Pizaria- Praia de Leste
Contato Alexiei - Maior 35%.
Aguia Presentes- 41- 34582535- Praia de Leste
Contato: Rejane- maior 30%
Buffet Bipol- 41-34582864- Praia de Leste
Contato: Andréia- 30% 10%
maior.
Cabanas bar e restaurante- 41-34583376 - Praia de Leste
contato: Zezinho - 10% maior.
Cascais Lanchonete - 41-99382412 - Praia de Leste
Contato Henrique - maior 20%
Farmatotal -41- 34581912 - Praia de Leste
Contato Haulindo - maior 30%
Kalany Bijuterias - Praia de Leste
Contato Williian - maior 20%.
Panificadora Praia de Leste -41-9682 1686 - Praia de Leste
Contato Luiz - igual
Vilson - Ambulante - 41-99589949 - Praia de Leste
Contato: Vilson - igual
Djalma - ambulante - 41-85243740 - Praia de Leste
Contato: DJALMA - igual
Noel - Ambulante - 41-99455283 - Ipanema
Contato NOEL - MAIOR 25%
katito, CIA Pizza - 41-34571021 - Ipanema
Contato João - melhor 10%

MATINHOS:
Gaivota Restaurante - 41-345561418 - Baln. Gaivotas
Contato Sonia - maior 30%.
La Bodeguita - Baln. Betaras
Contato Sidnei - maior 25%
Porão Italiano Pizaria - 41-34537151 - Baln. Riviera
Contato Juliana - Maior 20%.
Cantina do Nôno Pizaria - 41-34531606 - Centro
Contato Luis - maior 20%
Mariscão Restaurante- 41-34531413 - Centro.
Contato Sèrgio - maior 20%.
Paraiso Restaurante - 4134531538 - Centro
Contato Carlos Alberto - maior 20%.
Nomax Mercado e Lanchonete - 41-34731690
Contato Ari - Maior 20%.
Toca da Garoupa - 41-34731627 - Caiobá
Contato Mário - Maior 10%.
Tia Luiza Restaurante - 41-34736522
Contato Patricia - maior 30%
Rogério Pastel- Ambulante - 41-96940312 - Matinhos
Contato Rogério - maior 20%.
Celso Fulia - Ambulante - 41-34532628 - Praia Mansa
Contato Celso - maior 10%
Silvio - Ambulante- 4196106030 - Praia Mansa
Contato Silvio - maior 7%.
Lucimar - Ambulante - 41-34536234 - Praia Mansa.
Contato Lucimar - maior 10%
Banca do Nico - ambulante - 41-96545373 - Praia Mansa
Contato Nico - maior 50% ( relatou nunca ter visto tanto movimento).

GUARATUBA:
Point Mercado - 41-34722593 - centro
Contato Janete- Igual
Posto BR - 41-34724890 - centro
Contato Sérgio - igual
Croco Cão Lanches - centro
Contato Cristiano - maior 20%.
Au Au - centro
Contato João - maior 30%
Tielle bar - 41-34729131 - Praia Central
Contato Tielle - maior 40%
Bambus Lanches - 41- 3473 3323 - Centro.
Contato Lidia - maior 20%
Bola 8 - 41-34427555 - centro
Contato Aiane - igual
Sol Nascente Restaurante - 41-34729278 - Praia Central
Contato Ronaldo - igual
Umuarama Restaurante - 41-34422705 - Praia Central
Contato Edna - maior 15%
Panificadora Chateubriand - Morro do Cristo
Contato Mauricio - maior 10%
El Rancho Bar - 41-34432095 - Morro do Cristo
Contato Daniel - maior 30%
Pastelaria 3 Irmãos - 41-34724485 - Morro do Cristo
Contato Flávio - maior 30%
K Delicia - Quiosque - 41-99404580 - Morro do Cristo
Contato Fanciele - maior 20%

José Carlos Chicarelli
Presidente Assindilitoral

www.asindilitoral.com.br